Pular para o conteúdo

A Operação Barclay e o falso Exército Britânico na Segunda Guerra Mundial

Profº. Esp. Pedro Silva Drummond

O ano de 1943 foi um dos marcos importantes na Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1943, os Aliados obtinham uma grande conquista, a derrota dos alemães no continente africano (Afrika Korps).

Com a conquista do Continente Africano pelos Aliados, o próximo passo era invadir o Continente Europeu e, para que esse objetivo fosse alcançado, era necessária a vitória sobre a Sicília.

Para a invasão da Sicília foram colocadas em práticas três Operações: Operação Husky, Operação Barclay e Operação Mincemeat.

A Operação Husky foi à invasão e a conquista dos Aliados na Sicília.

A Operação Barclay aconteceu em conjunto com a Operação Mincemeat. A Operação Barclay, se desenvolveu através da criação de uma campanha militar falsa para indicar que os Aliados chegariam à Europa pela Grécia.

A Operação Mincemeat, foi criada através de um plano no qual, foi colocado um cadáver na Costa da Espanha com supostas informações secretas, que indicavam que os Aliados invadiriam a Europa pela Grécia.

Mapa do local de desembarque do Exército Aliado na Sicília, 10 de julho de 1943, como parte da Operação Husky. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Map_operation_husky_landing.jpg

Para que os Aliados pudessem ser bem sucedidos na Operação Husky, as outras duas operações precisavam ter sucesso. Um dos planos para que isso ocorresse, foi à criação de tráfegos de rádio, recrutamento de intérpretes gregos, aquisição de mapas gregos para indicar uma invasão pelos Balcãs e de um Exército Britânico falso, o chamado Twelfth Army (Décimo Segundo Exército).

O objetivo era deslocar as tropas alemãs para a Grécia e consequentemente, diminuir a presença na Sicília, possibilitando um número pequeno de baixas das tropas Aliadas no desembarque à região italiana.

O Décimo Segundo Exército foi instituído e assim chamado pela “Força A”, que era um departamento de operações militares de inteligência e contrainformação, com sede no Cairo e criado por Dudley Clarke.

READ  A relação Ucrânia e Alemanha: O Governo Colaboracionista na Segunda Guerra Mundial

Em 1943, o Décimo Segundo Exército, foi criado nos documentos somente para afastar os militares do Eixo da Sicília. No entanto, o Décimo Segundo Exército não ficou no papel apenas, ele acabou surgindo efetivamente, em Maio de 1945, para assumir o controle das operações na Birmânia.

A arte de enganar o inimigo faz parte das guerras, durante a Segunda Guerra Mundial, foram criados não somente exércitos, mas armas, veículos e planos, para afastar o adversário dos seus objetivos.

Imagem de Destaque:

Mapa das regiões da Sicília e Grécia onde ocorreram as Operações que iniciaram as invasões aliadas na Europa – https://greciantiga.org/img/o/f0171.png

Bibliografia

– https://en.wikipedia.org/wiki/Twelfth_Army_(United_Kingdom)

– https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Barclay

– https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Mincemeat

– https://en.wikipedia.org/wiki/Allied_invasion_of_Sicily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.