Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme, O Soldado que nunca existiu, recém lançando no streaming, é o mais novo dos filmes de guerra atualmente, Maio de 2022, tem como diretor John Madden e roteirista Michelle Ashford. O longa é baseado na história real da Operação Mincemeat. A obra retrata o plano secreto criado pela espionagem britânica para afastar as tropas alemãs das praias da Sicília. O desejo das Forças Armadas Britânicas era que a Alemanha acreditasse que os Aliados não desembarcariam na Sicília, e sim na Grécia, o que possibilitaria um desembarque com menores perdas militares.
O filme tem início no ano de 1943, quando os britânicos decidem discutir um plano de como conseguiriam afastar as tropas alemães da Sicília, local onde os Aliados desembarcariam para chegar à Europa.
Após a reunião desse plano, o filme começa a retratar como iria ser posto em prática o que ficou conhecido como a Operação Mincemeat. Nesse momento as três figuras centrais do filme começam a ganhar destaque: Ewen Montagu (Colin Firth), responsável por chefiar a Operação, Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen) e Jean Leslie (Kelly Macdonald), iniciando os preparativos para o plano de contrainformação sobre a invasão na Grécia, e consequentemente o sucesso da Operação Husky (invasão na Sicília).
O filme O Soldado que nunca existiu, recém lançado, não é nenhuma novidade no cinema, em 1956, a história sobre a Operação Mincemeat, já tinha sido lançada, com o título o Homem que nunca existiu. A Operação também foi retratada nos livros do ex-ministro Duff Cooper, em 1950, e de Ewen Montagu, lançado em 1953.
Contexto Histórico
A Operação Mincemeat foi uma operação britânica que tinha como objetivo enganar as Forças Armadas Alemães do principal objetivo. Os britânicos tinham como estratégia invadir a Sicília para chegar à Europa pelo Mediterrâneo, e buscava através da Operação a menor perda militar possível, para isso, foi criado um plano de contrainformação que indicava que os Aliados iriam desembarcar não na Sicília, mas sim na Grécia.
A Operação Mincemeat foi baseada no memorando de 1939 Trout, e criada por dois oficiais militares britânicos, Charles Cholmondeley e Ewen Montagu, que plantaram documentos falsos em um cadáver para convencer os alemães de que os Aliados atacariam a Grécia e não à Sicília em 1943.
A Operação Mincemeat fez parte de uma Operação maior e mais importante que era a Operação Husky, que tinha como objetivo os preparativos para a invasão dos Aliados na Sicília.
Imagem de Destaque: Capa do Filme – https://imgur.com/iyXIH6z
Bibliografia
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-278318/
https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Mincemeat
https://en.wikipedia.org/wiki/Allied_invasion_of_Sicily
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.
Thank you very much for your comments!!!