Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
O projeto iniciou-se no final da década de 1980, ainda durante a existência da União Soviética e, ao desafio do governo, responderam as fábricas Sukhoi com o Su-47 e a Mikoyan com o Projeto 1.44. Em 2002, o governo russo decidiu que a Sukhoi seria a empresa líder que conduziria o projeto e que definiria a concepção final do aparelho. Foi acertado também que a aeronave a ser desenvolvida deveria incluir tecnologia das duas propostas.
Em 29 de janeiro de 2010 começaram os primeiros voos. O PAK FA deverá substituir os aparelhos MiG-29 e Su-27 ainda em serviço em grandes números na Força Aérea. Deverá entrar em operação na Rússia a partir de 2019.
O Su-57 manteve grande parte das características de voo e capacidades da família Flanker, em especial do Su-27, mas dentro de um novo conceito de projeto, que visava ampliar a furtividade do caça. O programa PAK-FA teve sinal verde do governo russo em 2002, em um momento de retomada do crescimento da Rússia, após uma década de completo caos econômico e social. O PAK-FA enfrentou uma série de problemas em seu desenvolvimento, incluindo falta de recursos, o que gerou diversos atrasos e algumas soluções pouco ortodoxas para um caça de quinta geração. A mais notória foi o uso dos motores Saturn AL-41F1, os mesmos da família Su-27 Flanker. Embora potentes e capazes, os motores possuem elevada assinatura infravermelha, térmica e sonora.
O programa Su-57 conta com 10 aeronaves de teste, mas de forma também incomum os protótipos foram empregados em missão de combate real na Síria. O primeiro Su-57 entrou em serviço pela força aérea russa em 25 de dezembro de 2020. A princípio 2 caças foram desdobrados na Ucrânia. Atualmente existem 6 aviões em serviço na VKS (abreviatura em russo da Forças Aeroespaciais Russas), além dos dez aviões de testes. A expectativa russa é no futuro equipar os Su-75M (modernizado) com o novo motor Saturn izdeliye 30, criado especificamente para atender aos requisitos de quinta geração, sendo também o motor do futuro Su-75 Checkmate.
Características (prováveis)
Dimensões | |
Comprimento | 19,8 m |
Envergadura | 13,95 m |
Altura | 4,74 m |
Área das asas | 78,8 m² |
Alongamento | 2.5 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 18 000 kg) |
Peso carregado | 29 270 kg |
Peso máx. de decolagem | 35 000 kg |
Propulsão | |
Motor(es) | 2 x turbofans vetorados de pós-combustão NPO Saturn izdeliye 117 (AL-41F1) NPO Saturn Izdeliye (AL-41F1) (protótipos e estágio inicial de produção), izdeliye 30 para o aparelho final Empuxo: Empuxo seco: 9 493 KGF/10 911 kgf Empuxo pós-combustão: 14 500 kgf/ 17 947 kgf |
Performance | |
Velocidade máxima | 2 600 km/h |
Velocidade de cruzeiro | 1 700 km/h |
Velocidade máx. em Mach | 2,60 Ma |
Alcance bélico | 3 500 km |
Alcance (MTOW) | 5 500 km |
Teto máximo | 20 000 m |
Aviônica | |
Tipo(s) de radar(es) | Sistema de Rádio Eletrônico Integrado Multifuncional Sh12. Sistema eletro-óptico 101KS Atoll |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 1 x canhão de 30 mm 9A1-4071K (GSH-301) |
Míssie | Ar-ar: 4× K-77M or 4× izdeliye 810 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Ar-terra 4× Kh-38M or 4× Kh-58UShK or 8× KAB-250 or 4× KAB-500 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Ar-mar: 4× Kh-35 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Outros: Kh-31 míssil ar-ar; R-73 míssil ar-ar e R-77 míssil ar-ar |
Dimensões | |
Comprimento | 19,8 m |
Envergadura | 13,95 m |
Altura | 4,74 m |
Área das asas | 78,8 m² |
Alongamento | 2.5 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 18 000 kg) |
Peso carregado | 29 270 kg |
Peso máx. de decolagem | 35 000 kg |
Propulsão | |
Motor(es) | 2 x turbofans vetorados de pós-combustão NPO Saturn izdeliye 117 (AL-41F1) NPO Saturn Izdeliye (AL-41F1) (protótipos e estágio inicial de produção), izdeliye 30 para o aparelho final Empuxo: Empuxo seco: 9 493 KGF/10 911 kgf Empuxo pós-combustão: 14 500 kgf/ 17 947 kgf |
Performance | |
Velocidade máxima | 2 600 km/h |
Velocidade de cruzeiro | 1 700 km/h |
Velocidade máx. em Mach | 2,60 Ma |
Alcance bélico | 3 500 km |
Alcance (MTOW) | 5 500 km |
Teto máximo | 20 000 m |
Aviônica | |
Tipo(s) de radar(es) | Sistema de Rádio Eletrônico Integrado Multifuncional Sh12. Sistema eletro-óptico 101KS Atoll |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 1 x canhão de 30 mm 9A1-4071K (GSH-301) |
Míssie | Ar-ar: 4× K-77M or 4× izdeliye 810 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Ar-terra 4× Kh-38M or 4× Kh-58UShK or 8× KAB-250 or 4× KAB-500 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Ar-mar: 4× Kh-35 2× K-74M2 or 2× izdeliye 300 Outros: Kh-31 míssil ar-ar; R-73 míssil ar-ar e R-77 míssil ar-ar |
Existe uma versão de exportação Su-57E (caça multifuncional), uma versão M com motores Saturn izdeliye 30 e uma versão em desenvolvimento caça de 5ª Geração com a Hindustan Aeronautics Limited destinada a fornecer caças para a Índia. Existem planos para uma versão para emprego em porta-aviões com asas dobráveis e novos estabilizadores para serem lançados por sistemas de catapultas eletromagnéticas. Existe também em andamento sistemas que lhe permitam atuar com o UCAV su-70 Okhtnik.
Imagem de Destaque: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/conheca-os-avioes-de-top-gunmaverick-que-estreia-nos-cinemas.html
Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-57
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-57
https://www.istoedinheiro.com.br/russia-apresenta-o-caca-de-5a-geracao-sukhoi-su-57-na-ucrania-conheca/
Caça russo Su-57 implantado em combate na Ucrânia?
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/novos-cacas-russos-su-57-de-producao-em-serie-sao-flagrados.html
https://www.graphicnews.com/pt/pages/36269/defesa-caca-furtivo-russo-su-57-stealth-fighter
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.