Venda do C-390M pela Embraer a Holanda

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Profº. Esp. Pedro Silva Drummond

Durante essa semana, o governo holandês anunciou a compra de cinco unidades do jato de transporte C-390M, feito pela Embraer, à primeira aeronave será entregue em 2026.

A Holanda que é um dos integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), confirmou através do Ministério da Defesa que irá substituir as aeronaves C-130H Hercules, pelo C-390M. Segundo comunicado do Ministério, “o avião da Embraer foi escolhido por apresentar vantagens operacionais e técnicas em relação à aeronave C-130J da Lockheed Martin, outro modelo usado com frequência por forças militares de diversos países.

A venda da aeronave para Holanda é o terceiro contrato para exportação do modelo. Os primeiros contratos foram feitos com, Portugal que comprou cinco unidades e a Hungria, mais duas.

Uma das vantagens apresentadas é que o C-390M atenderia a condição mínima de 2400 horas de voo disponíveis por ano com 4 aeronaves. O C-130J precisaria de 5 aeronaves para cumprir o objetivo.

Christophe van der Maat, Secretário de Estado em comunicado à Câmara dos Deputados holandesa afirmou: “A substituição imediata é pela necessidade de mais horas de voo”. O Secretário também afirmou “a ideia inicial era a de comprar quatro aviões, mas os desafios da evacuação do Afeganistão e a situação de segurança na Europa com a Guerra da Ucrânia mudaram o cenário.

A Holanda deverá optar pela versão cargueira do C-390, sem a opção de reabastecimento de outros aviões em voo. Com isso, o nome dos aviões serão mantidos como C-390, sem a letra K, utilizada em aeronaves de reabastecimento.

https://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/35462/KC-390-para-C-390-MILLENNIUM–o-que-mudou-/

O custo da compra é estimado em 1 bilhão de euros. O intuito é que o C-390 também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo, parceria para o transporte aéreo que reúne sete países europeus.

As características da aeronave são explicadas por Pedro Viana que cita: “o Embraer KC-390 (ou C-390M em sua versão sem capacidade REVO) é uma aeronave bimotora de transporte tático multimissão. A palavra “tático” se traduz na aplicação operacional do avião: transporte de tropas, armamentos, munição, veículos, blindados e lançamento de infantaria paraquedista em pontos mais próximos da linha de frente do combate. Além disso, a outra missão desempenhada pelo KC-390 é o reabastecimento em voo. Fora o transporte e o REVO, a aeronave foi projetada para realizar operações de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), combate a incêndio e missões de reconhecimento. Tais capacidades estão sendo desenvolvidas pela Embraer e a FAB. A sua capacidade máxima é de transportar 26 toneladas a bordo. O alcance máximo em traslado (sem carga a bordo) é de 8400 km, utilizando tanques internos. Com a carga máxima de 26 toneladas concentrada, o KC-390 tem um alcance de 2000 quilômetros, com essa autonomia aumentando para 2722 quilômetros ao transportar 23 toneladas.” (VIANA)

Em nota a Embraer afirmou estar: “honrada com a decisão do Ministério da Defesa da Holanda, estamos comprometidos com o sucesso desta nova fase de cooperação com o Ministério da Defesa da Holanda. Neste processo, a Embraer tem o compromisso de aprofundar ainda mais a colaboração com a indústria local e os centros de pesquisa

Enquanto diversos países europeus compram e até aumentam a aquisição no número de aeronaves como foi o caso da Holanda. A FAB (Força Aérea Brasileira) recentemente informou que busca renegociar o contrato com a Embraer para compra das aeronaves.

O contrato inicial que previa a aquisição de 28 aeronaves foi reduzido para 22, em fevereiro de 2022, e em Maio de 2022, a FAB, tentará renegociar novamente o contrato para a compra de 15 aeronaves.

Imagem de Destaque: C-390M – https://defense.embraer.com/br/pt/home/

Bibliografia

Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-06/holanda-anuncia-compra-de-cinco-avioes-cargueiros-da-embraer

DE MARTINI, Fernando “Nunão”. https://www.aereo.jor.br/2022/06/16/holanda-vai-de-c-390m-da-embraer/

VIANA, Pedro. https://www.aeroflap.com.br/holanda-escolhe-o-embraer-c-390-como-sucessor-do-hercules-e-elogia-aviao-brasileiro/

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/urgente-holanda-escolhe-o-kc-390-da-embraer.html

GIELOW, Igor. https://br.noticias.yahoo.com/embraer-fecha-novo-neg%C3%B3cio-na-202100318.html

VALDUGA, Fernando. https://www.cavok.com.br/fab-inicia-negociacao-para-reduzir-compra-de-kc-390-mas-embraer-afirma-que-contrato-nao-preve-nova-reducao

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

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