Profº. Dr. Ricardo Pereira Cabral
O Corsair foi projetado inicialmente, para operar como uma aeronave baseada em porta-aviões e entrou em serviço em grande número com a Marinha dos Estados Unidos no final de 1944 e no início de 1945. Desde o começo de sua carreira esquadrões foram implementados em terra pelos Fuzileiros Navais e a Marinha dos Estados Unidos. Ele rapidamente se tornou um dos caças-bombardeiros mais capazes da Segunda Guerra Mundial. O Corsair tinha uma taxa de eficiência em combate de 11: 1.
Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, o Corsair também foi usado pela Força Aérea Real da Nova Zelândia, pela Aviação Naval Francesa e por outras forças aéreas até a década de 1960. O Corsair serviu como caça-bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coréia e nas guerras coloniais francesas na Indochina e na Argélia.
Durante o seu tempo de produção de 1942-1953 foram fabricados 12.571, em 16 modelos diferentes. O Corsair foi o caça com motor a pistão, o mais produzido e por mais tempo pelos EUA. Devido a grande demanda pela aeronava, contratos de produção adicionais foram dados à Goodyear, cujos Corsairs foram designados FG, e a Brewster, designados F3A.
Especificações
F4U-1A/F4U-1C/F4U-1D | F4U-4/5 | |
Tripulação | 1 – piloto | |
Comprimento | 10,1 m (33,1 ft) | 10,2 m (33,5 ft) |
Envergadura | 12,5 m (41,0 ft) | |
Altura | 4,90 m (16,1 ft) | 4,40 m (14,4 ft) |
Área das asas | 29,17 m² (314 ft²) | N/D |
Asas dobradas | N/D | 5,2 m (17,1 ft) |
Peso vazio | 4 073 kg (8 980 lb) | 4 174 kg (9 200 lb) |
Peso carregado | 5 185 kg (11 400 lb) | 5 626 kg (12 400 lb) |
Motorização | 1 x motor a pistão radial Pratt & Whitney R-2800-8 com potência de 2 000 hp (1 490 kW) | N/D |
Velocidade máx. | 671 km/h (362 kn) | 731 km/h (395 kn) |
Alcance (MTOW) | 1 633 km (1 010 mi) | 1 115 km (693 mi) |
Teto de serviço | 11 247 m (36 900 ft) | 12 649 m (41 500 ft) |
Razão de subida (m/s) | 15,2 m/s | 19,7 m/s |
Armamentos | 4 x metralhadoras AN/M2 Browning de 12,7 mm (0,500 in) com 400 disparos cada 2 x metralhadoras AN/M2 Browning com 375 disparos por arma 4 x foguetes HVAR de 127 mm (5,00 in) e/ou 900 kg (1 980 lb) de bombas | 6 x metralhadoras AN/M2 Browning de 12,7 mm (0,500 in) com 400 disparos cada 4 x canhões M2 de 20 mm (0,787 in) 8 x foguetes HVAR de 127 mm (5,00 in) e/ou 1 800 kg (3 970 lb) de bombas |
Fonte | http://www.wwiiaircraftperformance.org/f4jt259.html |
Sites consultados
– https://www.histclo.com/essay/war/ww2/tech/air/type/fw/fwp/fig/us/af-cor.html
– https://en.wikipedia.org/wiki/Vought_F4U_Corsair
– https://www.worldwariiaviation.org/chance-vought-f4u-corsair/
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Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.
Bom Dia Professor
Gostaria de tirar uma dúvida com o senhor?
os pilotos de Corsair F4u que Lutaram na Coreia , não usavam paraquedas?
Ontem ( 30/01/23 ) , vi o filme Irmão de Honra ,
na cena que o avião de jesse Browm foi atingido e veio a cair nas terras congeladas, ele não poderia ter saltado de paraquedas ?
Abraço
Prezado Samuel Rocha,
Me desculpe pela demora na resposta. Bem, os pilotos usavam paraquedas, mas temos que ver que na maioria das vezes estavam muito feridos para usá-los. O assento ejetor foi empregado a partir de 1943, mas estava presente em poucas aeronaves, só com o jato é que vai se tornar um equipamento padrão. Agora o Corsair F4U era muito ruim de aterrissagem, vários acidentes fatais ocorreram enquanto estava na ativa.
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