Zeppelin na Primeira Guerra Mundial I

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O Zeppelin foi criado e lançado, no final do século XIX e início do século XX, nos primeiros anos do século XX, existiam um número pequeno zepelins. O auge deste dirigível foi com a Primeira Guerra Mundial, quando ele foi usado como uma arma de guerra.

A Alemanha se utilizou de forma extensiva o zeppelin como arma de guerra, principalmente nos bombardeios contra a Inglaterra. “Os dirigíveis alemães começaram a lançar bombas sobre Londres seis meses depois do início da 1ª Guerra Mundial. Nos anos seguintes, os zepelins do Império Alemão realizaram 51 operações aéreas contra a Inglaterra, causando a morte de 58 soldados e 500 civis.” (https://www.dw.com/pt-br/1915-dirig%C3%ADveis-bombardeiam-londres/a-297928)

Quanto aos dirigíveis, o pesquisador Olaf Groehler fez a seguinte análise: “Significou o fim da imagem que milhões de pessoas faziam de uma guerra. Até aí, valia a divisão entre a linha de frente e a retaguarda. Mas, a partir de agora, a população tinha de aceitar que podia ser alvo de bombardeios, da mesma forma como os soldados no front.” (https://www.dw.com/pt-br/1915-dirig%C3%ADveis-bombardeiam-londres/a-297928)

No entanto, o dirigível se mostrava um alvo fácil para os inimigos, à artilharia adversária conseguia atingir e inutilizar muitos desses zepelins por eles serem grandes e inflamáveis.

Dirigível na Primeira Guerra Mundial
https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/centro-de-londres-e-atacado-por-dirigivel-alemao-na-primeira-guerra

Imagem de Destaque: https://www.defesaaereanaval.com.br/geopolitica/tecnologia-para-a-destruicao-os-100-anos-da-primeira-guerra

Bibliografia

– https://www.dw.com/pt-br/1915-dirig%C3%ADveis-bombardeiam-londres/a-297928

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais