Por Pedro Moraes
Os choke points e estreitos são pontos de estrangulamento no comércio marítimo global, por onde passam fluxos enormes de mercadorias, como petróleo, grãos, fertilizantes, eletrônicos etc. O controle dessas passagens estratégicas garante poder e influência geopolítica e qualquer interrupção nesses pontos, seja por conflitos, desastres naturais ou acidentes, causa disrupção nas cadeias de suprimentos globais, impactando preços, disponibilidade de produtos e, consequentemente, o nosso dia a dia.
Problemas de cunho geopolítico como o ocorrido no estreito de Bab al-Mandeb (Mar Vermelho) e climáticos no Canal do Panamá causam diveros problemas no tráfego marítimo internacional e sempre são acompanhados de perto pela equipe da AMR Business Intelligence.
Alguns dos principais estreitos e choke points estratégicos para comércio marítimo são:
• Bab-el-Mandeb: Liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico. Essencial para o petróleo e gás do Oriente Médio. Representa 8,7% do comércio marítimo internacional, incluindo 20% do tráfego de veículos e contêineres, 15% dos produtos petrolíferos e 13% do petróleo bruto.
• Cabo da Boa Esperança: Conecta os Oceanos Índico e Atlântico. Importante para carga em contêineres, petróleo e granéis secos. Responsável por 8% do comércio marítimo internacional de petróleo.
• Canal do Panamá: Liga os Oceanos Atlântico e Pacífico. Fundamental para o comércio de contêineres, grãos e GLP. Representa 2,16% do tráfego marítimo global.
• Gibraltar: Conecta o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. Infraestrutura crítica, incluindo gasodutos e conexões elétricas entre Europa e África. Vital para o fluxo de petróleo bruto e GNL, especialmente para a Europa.
• Estreito de Ormuz: Liga o Golfo Pérsico ao Mar Arábico. Crucial para a segurança energética global, representa 11% do comércio global, incluindo 39% do petróleo, 20% dos derivados de petróleo e 19% do gás natural.
• Estreito de Malaca: Conecta o Oceano Índico ao Mar da China Meridional. Fundamental para o comércio entre África, Ásia, Europa e Oriente Médio, importações de energia da Ásia e exportações globais. Representa 23,7% do comércio marítimo global, incluindo 45% do petróleo, 26% dos veículos e 23% dos granéis secos.
• Canal de Suez: Liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Essencial para o comércio Europa-Ásia, reduzindo o tempo de viagem. Representa 10% do comércio global, incluindo 22% do tráfego de contêineres, 15% dos derivados de petróleo.
• Bósforo e Dardanelos: Conecta o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo. Importante para o transporte de petróleo e grãos da região do Mar Negro. Representa 3,1% do comércio marítimo internacional.
Mapa: American Journal of Transportation