Filme 1944

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme 1944, foi produzido na Estônia e lançado em 2015, a direção e o roteiro, ficou a cargo de Elmo Nüganen. O longa foi selecionado como representante da Estônia à edição do Oscar 2016. A obra retrata a participação dos dois exércitos que lutaram na Estônia, Alemanha e URSS, os militares que lutaram pela Alemanha foi a 20º Divisão Waffen-SS da Estônia, enquanto as tropas soviéticas eram compostas pelo 8º Corpo de Fuzileiros Estonianos do Exército Soviético.

A primeira parte do filme tem início em 1944, data que tem o nome do filme, com um conflito entre os militares da Alemanha e URSS. Os soldados da 20º Divisão Waffen-SS da Estônia, que estavam defendendo a Linha Tannenberg das tropas soviéticas que tinham entrado no território estoniano neste ano. Ainda, no primeiro terço do filme, é exibido à vida dos soldados da Divisão SS nas trincheiras e mais conflitos entre as duas Nações envolvidas na guerra.

Na segunda parte do filme é apresentado à retirada das tropas que lutavam pela Alemanha da Linha Tannenberg, juntamente da população que vivia na região. O grupo de soldados que deixaram a Linha de Tannenberg ficou nos arredores de Avinurme e lutaram contra as tropas do 8º Corpo do Exército Soviético. Quando o capitão do Exército Soviético descobriu que eles eram estonianos os deixou irem embora.

Cena da retirada da população e dos militares da 20º Divisão Waffen-SS da Linha Tannenberg e região
https://davigoncalves.com/2015/10/24/1944-critica/

Na terceira parte do filme, é exibido à vida dos soldados em território estoniano, e a batalha na Península de Sorve, local da última linha de defesa alemã na Estônia e a tentativa dos soviéticos de eliminarem qualquer resquício de militares que lutaram na Alemanha em território soviético.

Um dos destaques do filme é a cena de um integrante do governo estoniano, que discursava para os soldados ainda na Linha de Tannenberg, e afirmava que “o Fuhrer depositou ao povo estoniano muita confiança, à defesa da Linha Tannenberg e que eles provaram que fazem parte da raça ariana.”

Cena de integrante do governo estoniano discursando para os militares da
20º Divisão Waffen-SS
https://s1.dmcdn.net/v/AOZvc1ViWTcjkGlb6/x240

Contexto Histórico

Em 1940, a Estônia foi ocupada pela URSS, durante o período de expansão nas Repúblicas Bálticas. O controle soviético do território estoniano durou pouco tempo, após o início da Operação Barbarrosa pela Alemanha, diversos territórios soviéticos foram conquistados pelos alemães, e a Estônia foi uma dessas regiões.

 A Alemanha ocupou a Estônia de 1941 até 1944, quando os soviéticos que já estavam reconquistando todos os seus territórios perdidos para Alemanha, entram e reconquistam o território estoniano.

Posições das forças envolvidas nos conflitos da Linha Tannenberg
https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Tannenberg_Line

A Estônia, assim como, boa parte das nações que fizeram parte da URSS, durante a Segunda Guerra Mundial, tiveram cidadãos que lutaram por ambos os lados, como é exibido no filme, estonianos lutando pela Alemanha e URSS.

Imagem de Destaque: https://fwcdn.pl/fpo/68/18/736818/7759817.3.jpg

Bibliografia

– https://en.wikipedia.org/wiki/1944_(film)

– https://en.wikipedia.org/wiki/Estonia_in_World_War_II

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais