Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme Posto de Combate, foi lançado em 2020, e tem como Diretor Rod Lurie, o roteiro é assinado por Paul Tamasy e Eric Johnson, o filme é baseado no livro Posto de Combate: Uma História Não Contada de Bravura Americana, de Jake Tapper. O filme é baseado em fatos reais e retrata a Batalha de Kamdesh na Guerra do Afeganistão, onde um grupo de militares norte-americanos na sua maioria se concentra em um Posto de Combate que é diariamente atacado.
Na primeira parte do filme, que tem início em 2006, é relatada a chegada de um novo grupo de militares norte-americanos no Posto de Combate e a vida desses soldados no local, que é atacado diariamente. Ainda nos primeiros minutos do filme, é demonstrado como os militares que viviam na região, tentavam manter uma boa relação com a comunidade local, principalmente os anciãos. O comandante norte-americano nesse momento do filme é o Capitão Keating.
A segunda parte do filme é baseado na morte do Capitão Keating, e as sucessivas substituições de comandantes no Posto de Combate. Com a morte de Keating, o comando é dado ao Capitão Yllecas que não consegue manter uma boa relação com os anciãos locais e também acaba morto. O próximo comandante é o Capitão Broward, que sucede Yllecas, mas acaba sendo transferido pelos seus superiores. Durante todo este período os ataques continuam ocorrendo diariamente ao Posto de Combate.
A terceira e última parte do filme é retratado um grande ataque do Taliban sobre o Posto de Combate, nesse momento, o local é comandado pelo Tenente Bundermann que está no comando provisoriamente até a chegada de um novo capitão. O ataque Taliban acontece em Outubro de 2009, poucos dias antes da eleição no Afeganistão e da saída dos norte-americanos da região.
Para quem gosta de ação, as cenas da tentativa de invasão do Talibã no Posto de Combate duram quase 1 hora do filme. O filme termina com o relato das decisões tomadas pelo EUA após uma investigação dos acontecimentos na Batalha de Kamdesh.
Contexto Histórico
A Batalha de Kamdesh ocorreu em 2009, no contexto da Guerra do Afeganistão, quando um grupo de soldados chegaram ao local, ”localizado no Landai Sin Valley, na província de Nuristan, no Afeganistão, foi considerado um local terrível para uma base pela maioria dos soldados que chegaram lá. Montanhas se elevavam acima do vale, deixando COP Keating vulnerável a ataques de cima. Além disso, a estrada acidentada próxima usada pelas forças afegãs forçou o reabastecimento a chegar à noite por helicóptero.” (warhistoryonline)
O Posto de Combate Keating foi escolhido como local para agrupar os militares, por causa da sua proximidade com o Paquistão. A região era importante para os adversários dos norte-americanos, porque servia de rota de abastecimento que vinha do Paquistão.
O Posto de Comando desde a sua abertura era frequentemente atacado, mas, “em 2009, esses ataques se tornaram mais frequentes – 212 ocorreram nos primeiros nove meses do último ano da base” (warhistoryonline). No dia 03 de Outubro de 2009, um grupo de centenas de talibãs, aproximadamente 300-400, atacaram o Posto de Combate Keating, depois de várias horas de combate e apoio aéreo, os militares dos EUA conseguiram retomar o controle do local.
Imagem de Destaque: https://vertentesdocinema.com/wp-content/uploads/2021/01/posto-de-combate.jpg
Bibliografia
– XAVIER, Paloma. POSTO DE COMBATE: Conheça a surpreendente história real por trás do filme disponível na Netflix. Disponível em: <https://radiojornal.ne10.uol.com.br/entretenimento/2022/06/15018552-posto-de-combate-conheca-a-surpreendente-historia-real-por-tras-do-filme-disponivel-na-netflix.html>. Acessado em: 03/07/2023
– MONTENEGRO, Janda. Crítica – Posto de Combate – Filme de Ação da Netflix com Orlando Bloom Impressiona por Cenas de Guerra. Disponível em: <https://cinepop.com.br/critica-posto-de-combate-filme-de-acao-da-netflix-com-orlando-bloom-impressiona-por-cenas-de-guerra-347480/>. Acessado em: 03/07/2023
– https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kamdesh
– EDWARDS, Elisabeth. Batalha de Kamdesh: Em grande desvantagem numérica, as tropas do Exército dos EUA derrotaram mais de 300 insurgentes talibãs. Disponível em: <https://www.warhistoryonline.com/articles/battle-of-kamdesh.html?Exc_D_LessThanPoint002_p1=1>. Acessado em: 03/07/2023
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.