Filme: MacArthur, o General Rebelde (1977)

de

Diretor: Joseph Sargent

Atores Principais: Gregory Peck, Ed Flanders e Dan O’Herlihy

Sérgio Vieira RealeCapitão-de-Fragata (RM1)

“Velhos soldados nunca morrem,

 eles apenas desaparecem”.

General Douglas MacArthur

MacArthur, o General Rebelde, é uma obra cinematográfica fascinante, que aborda parte da trajetória pessoal e profissional desse grande líder militar norte-americano do século XX.  

Inicialmente, cabe ressaltar as seguintes características marcantes do General Douglas MacArthur: a constante presença junto às suas tropas durante os combates, a liderança pelo exemplo, postura de estadista e um temperamento impetuoso.

O longa foi dirigido pelo cineasta norte-americano Joseph Sargent e lançado em 1977. A produção retrata, em especial, a expressiva participação do General Douglas MacArthur no Teatro de Operações do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocupação do Japão e na Guerra da Coréia (1950 – 1953). MacArthur foi interpretado de forma memorável pelo ator Gregory Peck.

O filme começa, em 12 de maio de 1962, quando o General Douglas MacArthur, já na reserva, foi convidado para ser homenageado numa cerimônia na Academia Militar dos Estados Unidos da América (EUA) em “West Point”. Naquele dia, ele fez o seu famoso discurso intitulado “Dever, Honra, Pátria” ao Corpo de Cadetes da Academia Militar. Na sequência, a narrativa faz um corte e nos leva de volta ao ano de 1942, três meses após o ataque japonês a base norte-americana de Pearl Harbor.

Naquele momento, Macarthur se desloca num abrigo antiaéreo em Corregidor, nas Filipinas (era um protetorado norte-americano), onde numa enfermaria de combate presencia a situação dos soldados filipinos e norte-americanos que estão feridos. Ao mesmo tempo aviões japoneses fazem um ataque aéreo sobre o local.

Ainda nas Filipinas, para sua própria segurança, ele recebe uma ordem expressa do Presidente Franklin Delano Roosevelt para se retirar da região e se dirigir para Austrália.

Mesmo não concordando, pois não queria abandonar suas tropas, cumpre a ordem e se desloca para Austrália. Ao chegar em Melbourne foi ovacionado por populares com muita admiração na estação de trem. Antes de desembarcar toma conhecimento de ter sido condecorado pelo Presidente Roosevelt com a “Medalha de Honra do Congresso”, maior condecoração militar dos EUA.

Em 5 de maio de 1942, as forças japonesas desembarcaram em Corregidor e ocuparam as Filipinas. Fato este ocorrido após um intenso bombardeio realizado sobre a região. No dia seguinte, o General Jonathan Wainwright, comandante das forças aliadas nas Filipinas, ao avaliar a situação e tomar conhecimento do número de baixas, enviou uma mensagem de rendição aos japoneses, bem como informou ao Presidente Roosevelt e ao General MacArthur.

 Nomeado comandante das forças aliadas, no Sudoeste do Pacífico, MacArthur fica indignado com a rendição das tropas filipinas e norte-americanas pelo seu sucessor, o General Wainwright.

Na Austrália, MacArthur planeja seu retorno às Filipinas, que ocorreria somente em 1944. Naquele período, as campanhas terrestres, aéreas e navais no Pacífico levaram os japoneses a rendição em 1945, dias após o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. O ato oficial da rendição ocorreu a bordo do Encouraçado USS Missouri em 2 de setembro de 1945. MacArthur liderou a ocupação e a tarefa de coordenar a democratização do Japão.     

Após o falecimento do Presidente Roosevelt, em abril de 1945, Harry Truman assume a presidência dos EUA. Durante o governo Truman, ocorrem muitas divergências entre ambos. MacArthur e o novo Presidente não tinham uma boa relação. Os ânimos se acirraram durante a Guerra da Coréia

Nas cenas finais desse clássico do cinema, MacArthur se desgasta politicamente com o Presidente Truman. Porém, em 1951, foi destituído do comando supremo das Forças da ONU, pelo Presidente Harry Truman.

Ele havia criticado publicamente pela imprensa o governo norte-americano por não querer se envolver numa guerra contra a China comunista, que era aliada da Coréia do Norte na Guerra da Coréia. Desse modo, essas declarações foram consideradas um ato de insubordinação pelo Presidente. Ainda em 1951, após 52 anos no serviço ativo, MacArthur faz seu discurso de despedida no Congresso Nacional dos EUA.

Durante sua longa carreira, o General MacArthur demonstrou toda sua grandeza em difíceis e diferentes períodos da Segunda Guerra Mundial, na ocupação do Japão e na Guerra da Coréia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

E SITES CONSULTADOS

https://en.wikipedia.org/wiki/DouglasMacArthur

https://www.britannica.com/biography/Douglas-MacArthur

https://www.academia.edu/37139542/O_GENERAL_ESTADISTA_Douglas_MacArthur_e_o_S%C3%A9culo_Americano_Sao_Paulo_Intermeios_2018_

 

1977 MacArthur Theatrical Trailer Starring Gregory Peck

Canal YOU TUBE

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais